sábado, 5 de junho de 2010

As 4 Virtudes Cardeais

Para a Igreja Católica Apostólica Romana existem quatro virtudes cardeais que polarizam todas as ou­tras virtudes humanas. O conceito teológico destas quatro (4) virtudes foi derivado inicialmente do esquema de Platão e adaptado por Santo Ambrósio de Milão, Santo Agostinho de Hipona e São Tomás de Aquino.
Virtude = tendência para o bem, que deve ser ensinada, vigilantemente, desde os primeiros anos de vida. As 4 virtudes cardeais são:
1)Justiça: que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido. Idéia de proporcionalidade, medida, adequação. A virtude das virtudes, já que sua completa realização corresponde ao bem comum. O bem que não é só meu, nem teu, mas que inclui a comunidade, beneficiando a cada um e a todos, simultaneamente. A justiça aponta para a finalidade da ação e a
2) Prudência "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana. É a mestra do como fazer: "Para bem agir, é necessário não apenas fazer algo, mas fazer como se deve, ou seja, é necessário agir de acordo com uma opção bem regrada e não apenas por impulso ou paixão." Esta frase de São Tomas de Aquino resume aquilo que é o agir virtuoso: a prudência. Todavia, a vida nos coloca situações onde o exercício da prudência torna-se difícil. É necessário seguir em frente, sem titubear, mesmo não sentindo a força suficiente para tanto. Nestes momentos, se faz presente a coragem, a fortaleza 
3) Fortaleza (ou Força, coragem) - que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem. Virtude de iniciar, de buscar novos caminhos, de não nos imobilizarmos. Afrontar o perigo, mas com prudência (não em excesso), sem se deixar levar pela covardia, nem seduzir pela temeridade.
A virtude restante fala do contentamento com o uso de nossos prazeres sensuais (comer, beber, cheirar, transar, olhar...) virtude busca do bem. O bem a forma justa, adequada, harmoniosa. Como temperar uma salada: o azeite, o sal, o limão, a mostarda, o gergelim. Todos os temperos devem estar proporcionais, nem mais, nem menos. A medida certa, saborosa. A quarta virtude é a temperança.
4)Temperança(ou Moderação),  que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres. Guilherme de A. Almeida diz:”Para mim, têmpera as outras três virtudes (justiça, prudência, coragem) todas vivenciadas na justa medida. Deste modo, o quadrado circula e as quatro virtudes transformam-se numa só”. Qual?
Para ela não temos um conceito definido, é só uma idéia. As quatro virtudes cardeais são uma só, formam um quadrado mutante que circula para o bem do planeta.
Fonte:  Gilherme de Assis Almeida–Sociofilosofia. / Wikipedia - Virtudes cardinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo