Notícias populares

Reflexão em torno da eleição para a Presidência da República
Li a carta de D. Demétrio Valentini, bispo de Jales e presidente da Cáritas Brasileira. Trata-se  de uma carta reflexiva aos agentes do Secretariado Nacional e dos Secretariados Regionais da Cáritas Brasileira, no dia 22-10-2010,  postada no site Humanitas - Unisinos. Vale a pena lê-la:  Eis a carta
Ficha Limpa não perde força com liminares, afirmam especialistas
 A suspensão dos efeitos da Lei da Ficha Limpa, autorizada por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, reacenderam os debates sobre o fôlego da norma para garantir a inelegibilidade daqueles que se encaixam nos requisitos da lei. Os tribunais permitiram que o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), a deputada estadual Isaura Lemos (PTB-GO) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) concorram nas eleições deste ano, mesmo tendo condenações por órgão colegiado de juízes.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, as suspensões de inelegibilidade não são um sinal de enfraquecimento da lei. “O Artigo 26 da Ficha Limpa é claro ao dizer que condenações que já existiam e que estavam em processo de julgamento podem ser suspensas desde que houvesse um requerimento argumentando a plausibilidade do direito invocado”, explica.
Um exemplo dessa brecha na lei foi o argumento usado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, na decisão que suspendeu a inelegibilidade de Heráclito Fortes. Na análise do recurso levado ao Supremo, que começou a ser julgado pela Segunda Turma no ano passado, Mendes aceitou as alegações de Fortes para reformar a condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Piauí.
Outro questionamento levantado com a liberação das candidaturas é a possibilidade de a lei não ser aplicada para todos de forma igual, já que cada ministro aplica seu ponto de vista na hora de julgar os casos. “Lógico que para leigos isso traz uma ideia de fragilidade, mas a diversidade de entendimentos é típica de uma lei nova, até que o tribunal crie um entendimento comum sobre o tema”, afirma o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares Pires.
 A reportagem é de Débora Zampier e publicado pela Agência Brasil, 03-07-2010

Pela segunda vez, STF suspende efeitos da Lei da Ficha Limpa  

 O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu pela segunda vez nesta semana os efeitos da Lei da Ficha Limpa. O ministro Antonio Dias Toffoli concedeu uma liminar para que a deputada estadual Isaura Lemos (PDT-GO), condenada pelo Tribunal de Justiça de Goiás por improbidade administrativa, possa ter o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. A deputada foi acusada de apropriar-se de parte dos salários de assessores em cargos comissionados e de contratar uma funcionária fantasma.
Na decisão, Dias Toffoli também destacou que a Corte precisa avaliar a adequação da Lei da Ficha Limpa com o texto constitucional. Segundo o ministro, esse é um assunto que “exige reflexão, porquanto essa norma apresenta elementos jurídicos passíveis de questionamentos absolutamente relevantes no plano hierárquico e axiológico".
O argumento que justificou a liminar foi o entendimento de que a deputada foi condenada por um juiz quando deveria ter sido condenada pelo TJ-GO, por ter direito a foro diferenciado em razão do mandato na Assembleia Legislativa do estado. "Em sendo assim, não há de ser falar em apreciação específica da inelegibilidade, mas da suspensão dos efeitos da decisão sobre a qual incide o recurso extraordinário", afirmou o ministro.
A deputada entrou com recurso no STF contra decisão do TJ-GO em março de 2008 e o caso ainda não foi julgado em definitivo, razão pela qual ela ainda continua no cargo. A primeira liminar a suspender os efeitos da Ficha Limpa foi concedida pelo ministro Gilmar Mendes ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) na tarde de ontem (1º).

A reportagem é de Débora Zampier e publicado pela Agência Brasil, 02-07-2010

Pela primeira vez, STF suspende efeitos da Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu hoje (1º) a primeira inelegibilidade resultante da Lei da Ficha Limpa. O ministro Gilmar Mendes determinou que a Justiça Eleitoral não pode negar registro de candidatura do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) para cargo eletivo com base nas restrições da Lei da Ficha Limpa. O senador pretende se reeleger ao Senado.


 Com a decisão de hoje, ficam suspensos os efeitos de inelegibilidade da condenação imposta ao senador pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Fortes foi condenado em uma ação popular por conduta lesiva ao patrimônio público. O senador teria usado a publicidade da prefeitura de Teresina para se promover quando era prefeito da cidade entre 1989 e 1993.

O político virou alvo da Ficha Limpa porque a norma torna inelegíveis as pessoas condenadas - por órgãos colegiados - pela prática de crimes como improbidade administrativa e uso da máquina pública para promoção pessoal. Antes da lei, somente se tornavam inelegíveis políticos com condenação definitiva na Justiça.

A decisão de Gilmar Mendes suspende a inelegibilidade de Fortes até que a 2ª Turma do STF conclua o julgamento do recurso interposto pelo senador. O julgamento do recurso foi suspenso em novembro de 2009 por um pedido de vista do ministro Cezar Peluso. O julgamento foi retomado no dia 26 de janeiro. O caso tramita no Supremo desde 2000.

A reportagem é de Débora Zampier e publicado pela Agência Brasil, 01-07-2010.


15ª Caminhada da Fraternidade Teresina-PI - Solidariedade com a Bola Toda.

 Brasil Portais:
O sol ainda estava acordando, por volta das 6h deste domingo (13/06), quando uma multidão começou a se formar no adro da Igreja São Benedito, na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina. Eles chegavam aos poucos e rapidamente um grupo de dez pessoas, que se ajeitava para assistir a missa, se transformou em 10 mil. E o número não parava de crescer. Pobres, ricos, negros, brancos, crianças, jovens, idosos, enfim: todos juntos, mais uma vez, pela Caminhada da Fraternidade. 
Para participar do maior ato de solidariedade, as pessoas adquiriam um Kit. Segundo uma das coordenadoras gerais do evento, 28 mil kits foram vendidos só na última semana antes da Caminhada da Fraternidade.
O bispo Dom Celso celebrou. Missa esta que é acompanhada por toda extensão da av. Frei Serafim. Vários carros de som foram espalhados pela avenida para possibilitar que todos entrem no ritmo do aquecimento. Rezar, pedir proteção a Deus e seguir em frente foi o pedido da multidão.
O mais importante da caminhada: ajudar quem precisa. Todo o dinheiro arrecado é repassado a algumas entidades do Piauí. “E essas entidades não têm a mínima cara de hospital”, afirmou Padre Tony Batista, o idealizador da Caminhada da Fraternidade, ao responder sobre o atendimento que o evento presta, por pura solidariedade, ao Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia, Casa Frederico Ozanan, Pastoral do Menor e Centro Maria Imaculada. “As pessoas lá são tão felizes, possuem uma auto-estima tão grande por serem ajudadas pela Caminhada... É compensador ver a transformação de cada um”, completou. Padre Tony fez questão de lembrar, durante todo o percurso, sobre a importância de combater – porém, sem discriminação - doenças como o mal de hansen e a AIDS. “Esses males são nossos inimigos, as pessoas que os tem são nossas amigas”, afirmou.


Um trabalho importante e silencioso a favor dos mais desfavorecidos, mas "não é notícia". A verdade é que  procuram simplesmente levar a Boa Notícia.

Sou um simples sacerdote católico. Sinto-me feliz e orgulhoso pela minha vocação. Vivo em Angola como missionário há vinte anos." Assim começa a carta que o missionário salesiano uruguaio Martín Lasarte enviou ao New York Times sem obter resposta. Na carta, explica o trabalho silencioso a favor dos mais desfavorecidos da maioria dos sacerdotes da Igreja Católica que, contudo, "não é notícia".

Na carta remetida a ZENIT pelo Pe. Martín Lasarte, ele explica que a enviou dia 6 de abril ao jornal nova-iorquino e desde então não obteve resposta. Nela, expressa seus sentimentos diante da onda midiática despertada pelos abusos de alguns sacerdotes, enquanto pouco surpreende o interesse que desperta nos meios o trabalho cotidiano de milhares e milhares de sacerdotes.

Enumera uma série de ações, muitas vezes em situação de risco ou perda de vida, por seus companheiros que são ignoradas pela mídia:

"Não é notícia um sacerdote de 75 anos, Pe. Roberto, que vai até as cidades de Luanda curando os meninos da rua, levando-os a uma casa de recuperação, para que se desintoxiquem; que alfabetiza centenas de presos; e outros sacerdotes, maltratados e até violentados e buscam um refúgio. Menos ainda que o Frei Maiato, com seus 80 anos, passe de casa em casa confortando os doentes e desesperados."

"Não é notícia que mais de 60 mil, dos 400 mil sacerdotes e religiosos, deixaram sua terra e sua família para servir seus irmãos em leprosários, hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças acusadas de bruxaria ou órfãos de pais que faleceram com Aids, em escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de atenção a portadores do HIV... ou sobretudo em paróquias e missões, dando motivações para as pessoas viverem e amarem."

"Não é notícia que meu amigo, Pe. Marcos Aurélio, por salvar alguns jovens durante a guerra na Angola, transportou-os de Calulo a Dondo e, voltando à sua missão, foi morto no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, por ir ajudar as áreas rurais mais escondidas, foram mortos em um acidente na estrada; que dezenas de missionários na Angola morreram por falta de socorro sanitário, por uma simples malária; que outros voaram pelo céu, por motivo de minas terrestres, visitando seus povos. No cemitério de Kalulo estão os túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região... Nenhum deles passou dos 40 anos."

"Não é notícia acompanhar a vida de um sacerdote ‘normal' em seu dia-a-dia, em suas dificuldades e alegrias, consumindo sem barulho sua vida a favor da comunidade à qual serve."

"A verdade é que não procuramos ser notícia, mas simplesmente levar a Boa Notícia, essa notícia que sem barulho começou na noite de Páscoa. Há mais ruído por uma árvore que cai do que por um bosque que cresce", destaca.

Confira em: Sinto-me feliz e orgulhoso pela minha vocação” - por um Sacerdote ao “New York Times”

 

A Pastoral Indiginista de São Gabriel da Cachoeira-AM perde um missionário nas correntezas do Rio Negro. 

 O corpo do missionário Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, filho do deputado federal Paulo Ferreira do (PT-SP), de 27 anos, foi encontrado  por volta das 13 horas desta quinta-feira(03/06), no Rio Negro, que margeia a entrada de São Gabriel da Cachoeira-AM, a 858 quilômetros de Manaus.
Pedro nascido em São Paulo, era missionário leigo e trabalhava como advogado voluntário na Pastoral Carcerária em São Paulo nos últimos três anos. E desde fevereiro, estava atuando na Pastoral Indigenista, na diocese na diocese de São Gabriel da Cachoeira-AM, que fica na região conhecida como Cabeça do Cachorro, no extremo noroeste do Brasil.  Pedro estava desaparecido desde a tarde desta terça-feira (1º), quando entrou no Rio Negro para nadar, em São Gabriel da Cachoeira. E nesta época do ano, a correnteza do rio é muito forte, o que dificultou as buscas.

Confira no Estadão.    Confira no Globo.

Avanços e Desafios da II Assembleia Popular
Luiz Bassegio e Luciane Udovic.





Em 2005 foi realizada, em Brasília, DF, a I Assembleia Popular (AP) com a participação de mais de oito mil pessoas de todo o Brasil. Com resultado deste processo foi publicado o caderno "Projeto Popular - Mutirão por um novo Brasil". Nele estão as propostas do Brasil que queremos construir, com um importante debate sobre os diversos biomas que compõem nosso país.

Depois de cinco anos de reflexões, debates e lutas concretas, chegou o momento de realizar a II AP, cujo processo culminou com a realização da assembleia, entre 25 e 28 de maio, em Luziânia, Goiás.

Confira os avanços e o desafios - Adital ....

TACURU -MS - MUNICÍPIO DO MS ADOTA O GUARANI COMO LÍNGUA OFICIAL 

O município de Tacuru (MS), situado a 416 km ao sul de Campo Grande, é o segundo município brasileiro a adotar um idioma indígena como língua oficial. Com a sanção do Projeto de lei em 24 de maio, oficializando a língua guarani, os serviços públicos básicos na área de saúde e as campanhas de prevenção de doenças neste município devem, a partir de agora, prestar informações em guarani e em português.

Ainda de acordo com a nova lei, a Prefeitura de Tacuru se compromete a apoiar e a incentivar o ensino da língua guarani nas escolas e nos meios de comunicação do município

O primeiro município do Brasil a adotar idioma indígena como língua oficial, além do português, foi São Gabriel da Cacheira, localizado no extremo norte do Amazonas. Além do português, São Gabriel tem três línguas indígenas oficiais (Nheengatu, Tukano e Baniwa). 
Saiba mais: MUNICÍPIO DO MS ADOTA O GUARANI COMO LÍNGUA OFICIAL.

Violência dos pais: Bebê de 5 meses morto em Três Lagoas-MS.

O bebê morto no fim de semana em Três Lagoas, vítima de um golpe cujos suspeitos são os pais, tinha sinais evidentes de maus tratos. A informação é de conselheiros tutelares, chamados para acompanhar o caso pela equipe médica que atendeu a criança.

 Veja: Bebê de 5 meses morto em Três Lagoas pesava só 4kg 
Bebê de 5 meses morto em Três Lagoas pesava só 4kg

Tradição e Fé na Festa do Divino Espírito Santo em Corumbá-MS:


A Festa do Divino Espírito Santo é realizada todos os anos em Corumbá, significa um culto ao santo, em suas diversas manifestações e é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.

Este ano, a festa será realizada neste domingo, 23 de maio às 18h30 na igreja Nossa Senhora da Candelária, e comemorada missa sertaneja e logo em seguida uma quermesse, com comidas e bebidas típicas.


A data da festa tradicional  115ª Festa do Divino de Coxim-MS, ainda não foi divulgada no Calendário Cívico Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul, geralmente é realizada no mês de julho.

Senado aprova Ficha Limpa e reajuste dos aposentados
Os senadores aprovaram por unanimidade hoje (19), o projeto de lei da Ficha Limpa no plenário, encerrando a tramitação da proposta de iniciativa popular no Congresso Nacional

O Senado viveu nesta quarta-feira (19) uma jornada intensa de votações que teve nos projetos da Ficha Limpa e do reajuste das aposentadorias os pontos principais. As duas matérias foram aprovadas depois de acordo entre líderes partidários que envolveu até mesmo a realização de uma sessão extraordinária para vencer o obstáculo de uma pauta trancada por medidas provisórias e pelos projetos do pré-sal. O texto aprovado do Ficha Limpa é o mesmo encaminhado pela Câmara dos Deputados, sem emendas.  Em jornada histórica, Senado aprova Ficha Limpa e reajuste dos aposentados

Índios terenas mobilizam pela terra.

A partir das 05 hs da manhã de ontem os índios interditaram a BR-262, que liga Miranda a Corumbá. Essa mobilização foi após tomarem conhecimento da última decisão do Juiz da 4º Vara Federal de Campo Grande em dar cumprimento à ordem de despejo proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, na AC nº 2556. Na decisão, o juiz determinou reforço policial para o cumprimento da ordem. Os índios foram  obrigados a desocupar a fazenda Petrópolis pela segunda vez em menos  de um ano.Nesse processo, os índios terenas reinvidicam ampliação da aldeia Cachoeirinha, em Miranda.  Essa disputa de terra  entre a família Pedrossian e os terenas começou há 29 anos. Os índios conseguiram laudo antropológico favorável à demarcação. A Funai (Fundação Nacional do Índio) chegou a depositar R$ 1,3 milhão em juízo, referente ao valor das benfeitorias.

 A mobilização de ontem   findou por volta das 16 Hs com o confronto da Policia Federal. Por volta das 15h de ontem, 55 homens da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), grupo de elite da PM (Polícia Militar), e 60 da Polícia Federal chegaram à propriedade.

De acordo com informações dos próprios índios, os policiais se utilizaram de bombas, tiros, gás lacrimogêneo e atingiram  mulheres, crianças e idosos. Há informações de inúmeros indígenas feridos.

Os proprietários não aceitaram o acordo e recorreram. No dia 20 de dezembro, o juiz da 4ª Vara Federal, Pedro Pereira dos Santos, concedeu liminar para suspender o processo demarcatório nas áreas terena de Mato Grosso do Sul, inclusive a de Miranda.
A decisão do juiz  levou em conta o marco temporal para a demarcação das áreas, conforme definiu o STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Por esta tese, só poderá ser demarcada a área ocupada pelos índios até a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Único sobrevivente de queda de avião na Líbia volta à Holanda


foto: EFE
Afriqiyah Airways garoto sobrevivente do avião


 
Ruben van Assow, de 9 anos, foi o único sobrevivente do Airbus A330 que caiu pouco antes de aterrissar no aeroporto de Trípoli. No acidente, morreram seus pais e seu irmão.



Quem produz mais na área rural brasileira:

A CNA acabou de publicar um estudo ‘Quem produz o que no campo: quanto e onde II’, pelo qual pretende mostrar que a agricultura empresarial, o agronegócio que ela representa, é mais produtivo que a agricultura familiar. Para conseguir a façanha de buscar desmentir os dados oficiais que mostram que a agricultura familiar é a responsável pela comida consumida pelos brasileiros, a CNA dividiu os produtores rurais entre os enquadráveis nas normas do Pronaf e os não enquadráveis. Desta forma, a produção de pequenas propriedades, algumas até abaixo de um módulo fiscal, (em alguns municípios com menos de cinco hectares, portanto), é incorporada à agricultura empresarial.Leia a matéria de Antonio Canuto: "Quem produz mais no campo brasileiro?" 

48ª Assembleia Geral da CNBB:

 Aprovou a Programa Nacional de Direitos Humanos.

 A Assembleia da CNBB, que termina hoje em Brasília, aprovou uma Declaração sobre o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Ontem houve a sessão de destaques e de votação global da Declaração. O resultado da votação foi anunciado na manhã de hoje pelo presidente da CNBB. A Declaração recebeu 236 ‘sim’, num total de 248 votos. Isso equivale a 95% dos votantes.

Com apenas duas páginas, a Declaração começa reafirmando que a promoção e a defesa dos Direitos Humanos “fazem parte da mensagem bíblica e constituem parte da missão da Igreja Católica, em sua ação evangelizadora, especialmente, diante de violações que atentam contra a dignidade humana”.Leia: Aprovada a Declaração sobre o PNDH-3

 Além da declaração PNDH-3 foram aprovadas as mensagens, veja aqui....

SACERDOTES MISSIONÁRIOS:

"Nosso novo documento se preocupa com a vida das pessoas da atualidade, com o padre de hoje e com a missionariedade. Foi por isso que recebemos tantos elogios ao novo documento, da Congregação para a Educação Católica, em Roma" – comemorou D. Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo de Santarém (PA).Leia:CNBB: FORMAR SACERDOTES MISSIONÁRIOS

CNBB ECUMÊNICO:

Foram convidados representantes de outras Igrejas Cristãs: Igreja Luterana, Presbiteriana Unida do Brasil, todas as Igrejas Ortodoxas do Brasil, a Igreja Anglicana e algumas comunidades pentecostais. Assim como as Igrejas, participaram também do encontro alguns organismos que mantêm diálogo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cesi). 

Em plenário, os bispos fizeram um estudo sobre o empenho ecumênico da Igreja Católica no Brasil e uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, “Economia e Vida”. Leia mais: CNBB: EMPENHO ECUMÊNICO

 Integração acadêmica e cientifica

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vai promover, de 11 a 14 de maio, o I Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história que contará com a participação de pesquisadores de oito países: Brasil, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e México. O evento é uma iniciativa dos pesquisadores do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história - ETNOLAB da Faculdade de Ciências Humanas – FCH da UFGD.
Com a característica multicultural, o Estado de Mato Grosso do Sul é alvo de importantes estudos antropológicos. São ao menos nove as etnias indígenas: Terena, Kaiowá, Ofaié, Kinikinau, Kamba, Kadiweu, Guató, Atikum e Nhandeva. Também são muitas as comunidades quilombolas assentadas em Mato Grosso do Sul e que são tema de estudos antropológicos. Leia mais em Integração acadêmica...

Caso Veron é adiado para 2011.
O julgamento dos acusados pela morte do cacique Marcos Veron, que foi suspenso na última terça-feira, foi remarcado para 21 de fevereiro de 2011. O júri foi suspenso em razão do abandono do procurador da república Wladimir Barros Aras, abandonar o julgamento.Leia mais em Julgamento do caso Veron é adiado para 2011.   
Continue lendo:
Motivo do PRF: Pedido para que índios falem apenas português, sem auxílio de intérprete, viola convenções internacionais e Constituição Federal.


Projeto Ficha limpa:
Após a aprovação do texto-base do chamado projeto Ficha Limpa pelo plenário da Câmara dos Deputados, na madrugada de ontem, as entidades ligadas ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) já começaram a pressão para que a proposta receba também o aval do Senado.
A reportagem é de Moacir Assunção e publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 06-05-2010. Leia mais. Entidades pressionam Senado por ''ficha limpa'.      No Estadão




Inocente preso por 29 anos erroneamente, quando é solto diz:
"Este é o melhor dia da minha vida, é pura alegria. Não sinto ódio por ninguém", afirmou Towler.
 O diretor do Ohio Innocence Project, Mark Godsey, disse que a ONG acreditou no caso desde o início e ressaltou a importância dos testes de DNA na busca por Justiça. Leia a matéria aqui: DNA inocenta o homem que passou 29 anos....


 CEBs no 48ª AG da CNBB.
Nesta terça-feira 4 de maio, começa a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dia 3 foram organizados os últimos preparativos para a realização do evento. Salas de assessorias, salão das plenárias, sala de imprensa, estúdios; estão entre os locais que recebem nesta segunda-feira, os últimos detalhes para que a Assembleia possa ocorrer bem.
 ....
Alguns bispos já começaram a chegar no Centro de Eventos e Treinamentos (CET) da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC). 
....
O presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, já se encontra no local da Assembleia. Para ele, as expectativas para a 48ª edição do evento são “muitas e belas”. Ele explica por que. “Muitas porque temos uma pauta enorme com muitos assuntos de extrema importância para o momento em que vivemos no Brasil e no mundo. Assuntos que dizem respeito à vida da Igreja e também à sua presença pública na sociedade. O evento será belo porque se realiza na moldura dos 50 anos da arquidiocese de Brasília, que se coincide com os 50 anos da capital federal. Por isso a Assembleia se realiza aqui antecedendo o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que é o momento marcante do cinqüentenário da arquidiocese de Brasília. O evento, pois, acontece em clima eucarístico”.


Leia mais: Vai começar a 48ª Assembleia Geral da CNBB


Igreja Universal analisada por um Sociólogo:
Dr. Ricardo Mariano, sociologo, analisa a expansão da Igreja Universal. E desreve também sua estrutura e estratégia atuais, mostra possíveis tendências para o futuro desta igreja.Continue lendo aqui: sociólogo analisa igreja universal.



JEITO DE VIVER (TEKO) GUARANI
É esperançoso e gratificante ver a teimosia e sabedoria guerreira fazer renascer a vida e o “teko” (jeito de viver ) Guarani em Kurusu Ambá. Leia aqui: Guarani em Kurusu Ambá. 


Projeção de documentário e  debate sobre a violência!
No dia 7, no pátio do Museu da Cultura da PUC-SP , às 19h, haverá projeção de documentário e debate com seis líderes da etnia guarani que chegam na próxima quinta-feira a São Paulo para uma série de eventos organizados na capital paulista.
Os líderes indígenas vão levar a realidade da violência em Mato Grosso do Sul. Em 2006 foram mortos 28 indígenas, em 2007, 53 indígenas, em 2008, 42 pessoas e no ano passado dois professores guarani desapareceram em Paranhos, um foi encontrado morto, dois meses depois. 
 
Caso Veron é suspenso

O julgamento dos acusados de assassinar o cacique guarani Marcos Veron está suspenso e deve ser retomado do ponto inicial, ainda sem data definida.
A assessoria da Justiça Federal adiantou que o julgamento deve começar do ponto zero. Leia aqui: Júri do caso Veron é suspenso por retirada do MPF.

Caso Veron de JUTI-MS
A Justiça Federal de São Paulo pagou passagens para Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde, três capatazes da fazenda Brasília do Sul, na região de Dourados, onde em 2003 o cacique Marcos Veron foi assassinado a pauladas
Um quarto acusado pela morte de Veron, Nivaldo Alves Oliveira, está foragido, e o processo em relação a ele foi desmembrado e suspenso.   
  Vão ser julgados três funcionários da Fazenda Brasília do Sul, em Juti, acusados de matar a pauladas o cacique com 72 anos de idade e tentar matar outros seis indígenas da aldeia Takuara, durante conflito que durou dois dias em janeiro de 2003. Continue lendo aqui: O MPF também alegou “notável preconceito da população e autoridades locais com os índios”.

Despejo  dos Índios Terena -MS

No dia 10 de maio, a Justiça Federal oficiou o Ministério Público e a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre nova ordem de despejo. Os dois órgãos tentaram mais uma vez reverter o processo de reintegração de posse, mas os recursos judiciais não conseguiram impedir a expulsão na tarde de ontem.

Veja a matéria na íntegra:

Em um ano, índios foram expulsos de fazenda pela 2ª vez

Comboio de policiais ataca indígenas Terena, no MS

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo