quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Memórias: Fotos 3º Oestão da CEBs em Dourados - MS.


[Fotos: Estanislau Sanabria]
As fotos de III Oestão da CEBs tiradas pelo fotógrafo Estanislau Sanabria e postadas no site  Radio Coração 95 fm de Dourados  registram os momentos fortes daquele lindo encontro.
Olhando-as  recordamos e fazemos a nossa memória  do    3º Oestão da CEBs com  o tema "CEBs: Justiça e Profecia a Serviço da Vida" e no lema "CEBs: Romeiras do Reino no Campo e na Cidade". Esse  maravilhoso Encontro  aconteceu nos dias 15  a 18 de novembro de 2012 em Dourados – Mato Grosso do Sul reunidos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Recordando, vivenciamos  novamente  o encontro e    naturalmente  vão sendo cantaroladas pequenos trechos  das músicas  que marcaram o 3º Oestão como:  “Peneirei fubá, fubá caiu, tornei peneirar, fubá subiu..." seguido do "Lá vem o Trem das CEBs..." “Está lindo demais..” "Queremos ser luz nas Cidades…” e assim vai. Quantas saudades.
Oestão é um grande encontro da CEBs que acontece de 4 em 4 anos. O primeiro Oestão foi em Rondonópolis/MT e o segundo em Brasília/DF e agora o último em Dourados. Os delegados romeiros e as delegadas romeiras que participaram do 3º Oestão são oriundos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
Agradecimentos ao Bispo da Diocese de Dourados, Dom Redovino Rizzardo, O Pe. Adriano Van de Ven e a toda equipe de Dourados  pela  acolhida de todos nós romeiros e romeiras presentes. 
O 3º Oestão foi sob assessoria do padre Benedito Ferraro, doutor em Teologia e professor atuante em Campinas (SP). 
O Padre Vileci Basílio, coordenador do 13º Intereclesial das CEBs (encontro nacional) que será realizado em Janeiro de 2014 na    cidade Crato – CE fez uma bela reflexão sobre a mística do romeiro e da romeira no campo e na cidade.
Durante todo o encontro foi abordado assuntos ligados a fé e vida nos temas indígenas, quilombolas, economia solidária-ecologia, terra, política, juventude e mulher  baseado no método VER, JULGAR e AGIR.
Ao final do encontro, foi elaborado a Carta  do 3º Oestão  e a carta de repúdio pela denúncia de envenenamento das água dos rio Ypo-i, em Paranhos, no sul do Estado de Mato Grosso do SUL, onde os indígenas bebem água e se banham. Denúncia esta  feita pelo jovem indígena Kaiowá Guarani, Oriel Benites. A carta de repúdio  para ser endereçada as autoridades civis e eclesiais como carta emitida por "Cristãos e Cristãs reunidos por ocasião do 3º Oestão de CEBs, em Dourados, MS".
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo