domingo, 3 de maio de 2009

As Cebs permanecem vivas e são como átomos!!



Como já mencionado em outras postagens deste blog, o 12º Intereclesial acontecerá na cidade de Porto Velho, entre os dias 21 e 25 de julho, e deverá contar com a participação de aproximadamente 3 mil delegados enviados das mais de 80 mil CEBs, espalhadas em todo o Brasil.







A Cebs em Campo Grande MS reúne-se todo mês na segunda 3ª feira do mês para partilhar o estudo do texto base da 12º Intereclesial.
O trem da Cebs do Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) está se preparando para a partida, na bagagem leva o estudo do subsídio, ação, um pouco da nossa missão, as nossas lutas, nossos mártires, os desafios, a nossa ecologia.
















fruto da guavira (gabiroba)






pé de ipê amarelo



Aliás, todos os vagões do trem da Cebs estão se preparando para esse grande encontro com muito amor, alegria e espectativa.
E os nossos irmãos da Amazônia também estão se preparando para nos receber. Esta é a 1ª vez que uma região amazônica receberá o evento.
O 12º Encontro é o resultado árduo do trabalho de muitos irmãos de pequenas comunidades que acreditam, perseveram na fé e em Jesus Cristo e no projeto de Deus. Somos como formiguinhas que temos um propósito, bem simples mas que se multiplicam a cada dia.


Somos comunidades que nascemos pelo Espírito Santo de Deus e por isso permanecemos sempre vivas.

É tão bom ver que o trabalho das pequenas comunidades já está sendo reconhecido e divulgado. E devemos valorizar tais acontecimentos:
D. Moacyr Grechi, responsável pelo 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e arcebispo de Porto Velho (RO), no 8º dia de coletivas de imprensa da 47ª Assembleia Geral da CNBB (abril/2009), em Itaici, município de Indaiatuba (SP) disse:

" As pequenas comunidades não estão mortas, pelo contrário, estão muito vivas e atuantes".
"
Este encontro é a oportunidade de colocarmos em pauta os temas voltados à sociedade da Amazônia, suas diversidades culturais, passando por comunidades indígenas, dentre outros. Há uma série de fatores importantes que devemos discutir neste 12º Intereclesial"

Para D. Adriano Ciocca, responsável nacional pelas Comunidades Eclesiais de Base, o Intereclesial deverá discutir assuntos importantes para a elaboração de novas políticas agrícolas no Brasil:
"O 12º Intereclesial deverá tratar de vários assuntos, e um deles, particularmente, deverá chamar a atenção social, pois se trata de políticas agrícolas na região amazônica. Vemos uma mudança de atitude do povo desta região. Os pais estão passando as terras aos seus filhos, e esses novos proprietários, vêem com pensamentos modernos a sua condição de sustento, preservando o natural por meio do desenvolvimento sustentável, pois sabem que dela (natureza)vem o sustento de suas famílias. Creio que futuramente essas atitudes deverão ser decisivas na preservação da Amazônia".
Dom Adriano explica que ainda: "está progredindo significativamente a evangelização das pequenas comunidades. Elas são muito importantes, pois são como átomos, ou seja, são as menores parcelas onde a Igreja está inserida. É a partir desta evangelização que conseguimos levar a palavra de Deus cada vez mais a parcelas de comunidades, até alcançarmos uma parcela maior. Por isso, a importância deste debate e de muitos outros no 12º Intereclesial".



Interessante e apropriada comparação - As pequenas comunidades eclesiais de base (Cebs) permanecem vivas e são como átomos, pequenas parcelas (partículas) que se agrupam evangelizando conseguindo levar a palavra de Deus as mais parcelas de comunidades, até alcançando uma parcela maior, formando uma grande igreja viva, seguidoras de Jesus Cristo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo