domingo, 24 de maio de 2009

1º Encontro - Amazônia: realidade complexa a ser conhecida e protegida.

Com intuito de anunciar a missão da CEBs, apresentaremos um pouquinho do conteúdo dos 12 encontros da Cartilha do 12º Intereclesial , sendo 1 em cada postagem.



*******************************************

1º Encontro - Amazônia: realidade complexa a ser conhecida e protegida.

Amazônia, essa rica biodiversidade do Brasil e sua riqueza humana, cultural, espiritual e econômica tem despertado interesse de empresas estrangeiras e nacionais que exploram a região, destruindo e extinguindo muitas espécies nativas, seja da fauna ou como da flora.

Essa agressão ao meio ambiente da Amazônia tem afetado a dignidade e a cultura de muitos povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas, quilombolas e os caboclos, provocado grandes problemas no campo e nas cidades. Tudo isso está em contradição com o projeto de Jesus Cristo.

A Amazônia tem aproxidamente 25 milhões de habitantes, com mais de 500 paróquias, constituídas por uma rede de mais de 10 mil CEBs.


Ambiente do 1º encontro: Escolhemos a imagem do encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões da Amazônia e o Rio Taquari assoreado no Mato Grosso do Sul, além da Biblia, o crucifixo, velas, flores, frutos silvestres.






Canto inicial: Seja bem vindo, nº 01 ou Ameríndia Flor, nº10, ambos, do Livro de Cantos do 12ºIntereclesial.

Oração Inicial: Oração do 12º Interclesial - já postado anteriomente neste blog. Sugestão divido em grupos de jovens e adultos, ou de homem e de mulheres.

Os comentários do Animador(A) e dos leitores(L) refletem a realidade sobre a Amazônia:
(A) Amazônia, como já dissemos anteriormente, composta pela maior diversidade de paisagens naturais do planeta. A área da floresta sofre muitas ameaças e agressões.

(L) É um bioma, quer dizer um espaço geográfico que abriga uma infinidade de espécies de animais e vegetais. Nossos cientistas e biólogos ainda não conseguiram classificar e identificar toda essa riqueza.
(L) É berço de vários povos que habitam a região há mais de 10 mil anos. Eles construíram um modo de vida adaptado ao meio ambiente. A chegada dos europeus marcou uma época de grande mudança no quadro natural e cultural da Amazônia.

(L) Hoje ela está ameaçada de muitas maneiras. As mineradoras estão poluíndo as águas da Amazônia. Elas utilizam material pesado, como o mercúrio, que contamina a água e a fauna.
(A) Apesar de toda devastação, a Amazônia conserva ainda hoje as principais características de seu patrimônio natural, social e cultural, o que lhe confere uma identidade singular no nosso pais, no continente e no mundo.
Todos: A Amazônia é nossa terra, nossa vida! Precisamos preservá-la!
(L) O patrimônio biológico da Amazônia concentra 30% da sua biodiversidade e apresenta imenso potencial genético e farmacêutico. São produtos com alto valor social, cultural e econômico.

(L) Existem na Amazônia, 2 sistemas de produção agropecuária principais:

1) o agronegócio
2)a agricultura familiar. - A agricultura familiar tem produzido 65% do valor bruto da produção de toda a economia agrária regional e emprega 1 milhão e 700 mil trabalhadores, sendo responsável por 87% de toda força de trabalho do setor.

(L) A Floresta Amazônica colabora para que o Brasil seja o maior produtor e consumidor mundial de produtos florestais. O setor madereiro é muito grande na região. É grande também a produção medicinal, de cosmético e de peixes.

(L) A riqueza natural encontrada na Amazônia está na base de diversos conflitos sociais. A competição pelos mesmos recursos naturais, humanos, sociais e culturais com visões e projetos diferentes tem se tornado um grande desafio para todos.
Todos: Por isso afirmamos: Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia!

(A) Na Diocese de Ji-Paraná, há mais de 20 anos existe o Projeto Pe.Ezequiel, que tem atuado em várias áreas sociais. Entre elas, o setor agrícola, que desenvolve um dos maiores programas de incentivo à agricultura familiar no estado de Rondônia, causa de enorme crescimento econômico na Amazônia. Por meio de cursos, eles ensinam técnicas para o manejo alternativo com a terra.

Momento da Palavra - Convidamos todos a fazer a leitura do Profeta Isaías que nos iluminará esta realidade sobre a qual refletimos. Canto de meditação - à escolha.

Biblia: Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,8-11.

Momento de reflexão e interiorização da Palavra de Deus: (A) O Profeta Isaías afirma que a palavra que sai da boca de Deus, a Ele não retorna sem ter cumprido a sua vontade e realizado a sua missão. O que a Palvra quer dizer para nós hoje nesse encontro?

Partilha :

1) As aitividades econômicas desenvolvidas em nossas desenvolvidas em nossas comunidades correspondem à proposta de Deus ápresentada pelo profeta Isaías?

2) Como o povo vive em nossa região?

3)Inspirados pela profecia de Isaías, em que nossa comunidade poderia contribuir para ajudar na promoção das pessoas e na preservação da natureza?

Compromisso:
(A) Trazer relatos de experiência alternativas das pessoas e defesa do meio ambiente, existente na nossa região ou que descobrimos por informações.

Oração Final: Preces espontâneas e Pai Nosso e Ave Maria(opcional).

Canto Final: Romaria da Terra e das Águas, nº 161 ou Chama Viva, ambos do Livro de Cantos do 12ºIntereclesial.

***************************
Fonte: Cartilha 12º Intereclesial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo