terça-feira, 25 de maio de 2010

Carta Final do III Congresso Nacional da CPT

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituição relacionada com a CNBB, realizou, na semana passada, seu III Congresso Nacional em Montes Claros (MG). O evento durou quatro dias e reuniu agentes da CPT, trabalhadores e convidados, num total de 760 pessoas.
O Congresso tem a função de escutar os trabalhadores. São eles que apontam os rumos para a CPT”, explica o secretário da coordenação nacional da CPT, Antônio Canuto.


Metade dos participantes do Congresso era de camponeses. “O Congresso é para que os trabalhadores tenham voz”, defende Canuto.

O Congresso aprovou, além de uma Carta Final, várias moções. Mais informações no site da CPT: www.cptnacional.org.br

Na Carta Final, os participantes do III Congresso Nacional da CPT pela força da missão assumem:
  • a luta pela terra e pelos territórios, combatendo o latifúndio e o agronegócio e incorporando, na luta pela Reforma Agrária, as exigências atuais de convivência com os diversos biomas e as diversas culturas dos povos que ali vivem e resistem, buscando formar comunidades sustentáveis. Como sinal concreto, compromete-se com a realização do Plebiscito Popular para se colocar um limite à propriedade da terra a ser realizado em setembro, junto com o Grito dos Excluídos, durante a semana da Pátria.
  • o enfrentamento ao modelo predador do ambiente e escravizador da vida de pessoas e comunidades. Modelo assentado em monocultivos para exportação, amparado por mega-projetos impostos a toque de caixa. Emblemáticas desta resistência são as lutas contra a transposição do Rio São Francisco, contra as hidrelétricas a exemplo da de Belo Monte e de outras, propostas para a Amazônia, e o combate incansável da CPT contra o trabalho escravo.
  • a formação para uma espiritualidade, centrada no seguimento radical de Jesus que nos dê força para não servir a dois senhores e que testemunhe os valores do Reino.
  • a necessidade de contribuir com a articulação e o fortalecimento das organizações populares, do campo e da cidade, para que sejam protagonistas da construção de um novo projeto político para o Brasil que queremos, em união com os outros países da América Latina e Caribe avançando em direção a uma globalização justa e fraterna.
Ao concluir este III Congresso Nacional, a CPT renova seu compromisso profético-pastoral junto aos pobres da terra até que “o reinado sobre o mundo pertença ao nosso Senhor e ao seu Cristo e ele reinará para sempre e chegue o tempo em que serão destruídos os que destroem a terra” (Apoc. 11,15.18).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo