domingo, 16 de maio de 2010

AS CEBs E SEUS DESAFIOS HOJE: UM OLHAR SOBRE A CONJUNTURA E A HISTÓRIA

O Pe. José Oscar Beozzo,  no seu  Artigo editado no  site da Adital em 14/05,  com um olhar critico tece comentários importantes sobre as CEBs e seus desafios de  hoje: a conjuntura e a história. Veja:
“Quando nos propomos examinar uma determinada conjuntura social, política ou eclesial é importante descobrir, por detrás dos acontecimentos que se sucedem, aqueles elementos que são de caráter mais permanente. Estes mudam também, mas de maneira mais lenta, sem perder certos pontos de referência.
Essas duas dimensões, quando se trata das Comunidades de Base, são ainda mais importantes, pois do ponto de vista estrutural, as comunidades deitam suas raízes no próprio sonho de Jesus e na sua prática messiânica, no anúncio do Reino de Deus entre os homens e mulheres de seu tempo e na formação de um grupo de seguidoras e seguidores de Jesus, de discípulos e discípulas, de apóstolos e apóstolas.
O sonho e a prática de Jesus foram depois levados adiante pelas comunidades nascidas da boa notícia do evangelho e da prática de Jesus, de sua morte e ressurreição e da missão dada aos seus discípulos e discípulas: "Vão, portanto, e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos..." (Mt 28, 19).
Retornando ao tema das raízes das comunidades, o X Encontro Intereclesial das CEBs em Ilhéus, BA, no ano 2.000, quis celebrar e entrelaçar três eventos:
- os 25 anos do I Encontro Intereclesial em Vitória, ES (1975-2000),
- os 500 anos da entrada conflituosa dos portugueses - militares, administradores, colonos e religiosos - no Brasil (1500-2000),
- e os 2000 anos de caminhada das comunidades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo