sábado, 1 de maio de 2010

Maria, Senhora do Trabalho

Invocamos a Virgem Santíssima com inúmeros títulos. Todos eles expressão do nosso amor, carinho e devoção.
Ela é a Mãe de Jesus e nossa Mãe! Eis a razão por que povo na se cansam de invocá-Ia a fim de obter sua valiosa intercessor o.
O título:  Nossa Senhora do Trabalho parece, à primeira vista vista, um pouco estranho. Há pessoas que dizem:
- Nunca ouvi semelhante invocação.
Mesmo assim, manifestam apreço e se encantam com a imagem pelo fato de ela oferecer todas as possibilidades para uma profunda devoção mariana. Isso por causa do trabalho em si, algo inerente à nossa vida, e também pelo mundo do trabalho, atingido por tantos problemas, sofrimento e incertezas. Quantas pessoas estão em situação difícil por não terem emprego!


No Brasil, existe em o Santuário Nossa Senhora do Trabalho de Porto Alegre, único do Brasil dedicado à Virgem padroeira dos trabalhadores.

Santuario Nossa Senhora do Trabalho Porto Alegre-RS
 
Eis, a importância da devoção a Nossa Senhora do Trabalho, por sinal bem fundamentada e enraizada:
A 1ª raiz pode-se encontrar na vida de Nossa Senhora. Mesmo sendo privilegiada, bendita entre todas as mulheres, não teve a vida facilitada, humanamente falando. Também ela, Maria,a Mãe Jesus Cristo teve de trabalhar.
E quais as suas tarefas? As mesmas de toda e qualquer dona de casa da época: cozinhar, arrumar a casa, remendar a roupa, buscar água na fonte, receber as visitas e lavar seus pés ... Suas mãos,  portanto, eram mãos de uma trabalhadora. Através da  labuta de cada dia, ela ganhava o próprio sustento.
Além dos afazeres domésticos, foi a Maria, a Missionária, como Pe.Edson de Assunção diz na sua home Page: “ a Missionária de Cristo, afirma‑se que Ela participa da missão redentora de Jesus, que continua desenvolvendo‑se na Igreja, Corpo de Cristo.
Maria não recebeu a missão apostólica como os doze. Ela não estava entre os que Jesus enviou por todo o mundo para proclamar o Evangelho da salvação e transmitir sacramentalmente a nova graça. Porém a Igreja, vendo sempre Maria unida a Jesus; e iluminada pela Palavra de Deus, proclama a condição missionária singular de Maria e a sente presente e até a "precede" (cf. Redemptoris Mater – RMa 49) ‑ no caminho missionário que vai percorrendo nos séculos, em todo o mundo (cf. RMa 26).”
 
A 2ªda raiz encontra-se na expressão da arte.
Um passo decisivo para a devoção a Nossa Senhora do Trabalho  ocorre no surgimento da era industrial, no século XIX. Pois que parecesse à primeira vista, nem tudo era progresso e bem-estar. O próprio desenvolvimento, e  bem-estar, geram muitos sofrimentos e injustiças.
Defrontando-se  com essa realidade, os trabalhadores  de então tiveram  a feliz idéia de criar condições para aproximar de Nossa Senhora do mundo do trabalho, a fim de ampara-los em meio a todos as suas agruras. Com isso  invocaram –na com títulos  sugestivos: Nossa Senhora dos Campos, Nossa Senhora das Fábricas e Nossa Senhora do Trebelho. E criaram associações com esses nomes.
A devoção a Nossa Senhora do Trabalho, contudo carecia de uma estruturação mais ampla e definitiva. Aí entra em cena  o bem aventurado Dom Luiz Guanella.
 
Neste DIA DO TRABALHO, queremos  render uma homenagem a Maria, a trabalhadora :
 
É maravilhoso e extraordinário,
Ó Rainha dos Serafins, image
poder invocar-te,
Senhora do Trabalho!
 
Na casa de Nazaré,
com a liturgia do teu trabalho,
deste-nos amáveis lições.
Tu, que governas os anjos,
contribuíste para a nossa salvação,
vivendo a nossa pobre vida,
realizando as pequenas coisas de cada dia:
preparaste a casa
lavaste e remendaste
com tuas mãos,
mostrando aos tempos vindouros
como uma mulher 
reza e trabalha.
 
Ensinaste-nos a sermos perfeitos
no trabalho cotidiano
em nossas pequenas tarefas.
Em tua pobre casa
naquele pequeno espaço,
existia o infinito.
 
Naquele pequeno quarto
que varrias e arrumavas
estava presente o mundo inteiro,
Ó Senhora do Trabalho!
*********** Veja a novena para Nossa Senhora do Trabalho aqui.
Extraído do Livro: História  e Devoção de N.S. do Trabalho – Pe.Atanásio F. Schwart – S.d.C
************

********
  Sobre Maria Missionária, leia mais....
 
Que a Mãe de Jesus, o Divino Trabalhador, interceda em favor de todos e que  as graças infindas possam  vir do céu pela intercessão daquela que todas as gerações proclamam bem aventurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo