sábado, 3 de abril de 2010

Via -Sacra na comunidade da CFE 2010

Nesta sexta feira santa,  na parte da manhã,  como todos os anos fazemos a Via  Sacra, relembrando o calvário, a morte e a ressurreição de Cristo. Nossa  1ª estação aconteceu na capela da nossa comunidade, depois saímos em  procissão pelas ruas da comunidade e em cada parada  a leitura e a meditação de cada  estação da via sacra da CFE- Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010.


A cada estação da Campanha da Fraternidade de 2010  foi um momento forte de reflexão e um convite a nos transformar nesta Páscoa:

 Este ano  a  CFE 2010 nos faz um convite e ao mesmo tempo um desafio  nas nossas  escolhas quotidianas para nos libertar da dependência dos bens materiais: "Voces não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24).  

O desafio para nós irmãos  nesta  Campanha é que temos de tentar responder às algumas das  perguntas, tais como: 

1. Em que medida o sistema econômico afeta a vida dos filhos e filhas de Deus e do seu meio ambiente vital?

2.Como vivemos nossa fé no contexto de miséria e fome, de falta de saúde, moradia, de precariedade no trabalho e insegurança de um grande número de  que convivem conosco no Brasil?

3.   Nós comunidades cristãs servimos realmente os pequenos como pediu Jesus? Não é somente dar esmolas ou distribuir comida, mas criar a conciência dos direitos e incluir na cidadania, valorizando o trabalho, inventar novas formas de trabalho produtivo, integrar todas as pessoas em atividades remuneradas e exigir a proteção social para as pessoas em necessidade. Fazemos isso?

4.Somos realmente irmãos comprometidos com o outro irmão?

A Campanha nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro, visto como valor absoluto dirigindo a vida.  

O problema não é o dinheiro em si, mas o uso que dele se faz. É útil como instrumento destinado ao serviço e intercâmbio de bens de uso. Mas não pode ser o supremo comandante dos nossos atos, o critério absoluto das decisões dos individuos e dos governos. Deve ser usado para servir ao bem das pessoas, na partilha e na solidariedade.

O dinheiro é necessário para nossa sobrevivencia, principalmente no mundo atual. O problema está em como nós administramos esse dinheiro.

A questão principal é:
Para que eu desejo  ter dinheiro? 
Será que eu uso o dinheiro ou o dinheiro me usa? 
Eu vivo em funçao do dinheiro? Se for isso, eu posso me tornar um escravo da ganancia... 
A Igreja Católica nos prega outros valores, como a vivencia em comunidade. Essa é a nossa fé .

Queridos irmãos que a partir de hoje  sentimos revigorado e estimulado pelo Espirito Santo a compreender e vivenciar os valores do Reino de Deus, a acreditar que uma nova sociedade, mais justa e solidária, é possível, e a construir um modelo econômico em que a vida esteja em primeiro lugar.




O HINO da Campanha da Fraternidade deste ano tem um caráter convocativo: Os fiéis foram  convocados para a adesão ao que se propõe a CFE  deste ano (2010). 


Hino CFE 2010 - Composição: João Rothe Machado / Pe. José Weber, Svd  


Jesus Cristo anunciava por primeiro  
Um novo Reino de justiça e seus valores: (Mt 4,17)


/:“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro
E muito menos agradar a dois senhores”:/ (Mt 6,24)
1.Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça:
“Endireitai hoje os caminhos do Senhor!” (Mt 3,3)
Produzi frutos de partilha e de justiça! (Lc 3,8.11)
Chegou o Reino: Convertei-vos ao amor! (Mt 3,2).


2.Não é a riqueza nem o lucro sem medida
Que geram paz e laços de fraternidade; (Lc 16,19-31)
Mas todo o gesto de partilha em nossa vida (Mc 12,42-44)
Que faz a fé se transformar em caridade. (Gl 5,6).


3.No Evangelho encontrareis a luz divina,
Não no supérfluo, na ganância e na ambição.
Ide e vivei a Boa-Nova que ilumina (Mt 7,21)
E a palavra da fraterna comunhão. (Mt 18,20)


• Tem um embasamento bíblico: A referência bíblica é fundamental, pois ela orienta a vida, conta a história do povo e confere sólidos fundamentos para o texto poético;
• A esperança de um mundo novo, um novo céu e uma nova terra..... (cf. Ap 21, 1‐7).  A força do texto   reaviva a esperança dos fiéis.




Vi os videos postado no youtube  com o hino CF 2010, gostei de vários, mas escolhi 2 para postar aqui. . E que bom que pessoas como Renam e Leoni Miranda se dão o trabalho de montar vídeos bonitos como este na internet. Eh um missionário virtual.Parabéns!!!


 =================================================================






ORAÇÃO DA CFE -2010
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém. 
 Fonte: Via Sacra da CFE 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo