quarta-feira, 21 de julho de 2010

P O L Í T I C A Esclarecimentos e Orientações(1)

I - O QUE É POLÍTICA
A palavra política pode ser tomada, principalmente, em dois sentidos opostos:
a) Política, sinônimo de politicagem. É muito comum se falar em política como sendo a maneira de enganar o povo com promessas que nunca se cumprem , o “jeitinho” de fazer com que as leis favoreçam pessoas e não a comunidade, ou o aproveitamento do dinheiro público em benefício próprio. Assim, quanto mais a pessoa for ladina e corrupta, tanto mais se diz que ela é “política”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

CONVITE: ENCONTRO DO OESTE 1 (MS) CAMPANHA pelo LIMITE da PROPRIEDADE DA TERRA

prebiscito limite terra

Na semana da Pátria - de 01 a 07 de setembro haverá um Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.

É um gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2010.   A preparação está acontecendo em todos os estados brasileiros.

•No MS, haverá um encontro com finalidade de esclarecer, informar, articular e nos organizarmos, pois se trata de um direito do Povo e de um dever do estado.

•Estamos convidando as pessoas que buscam um maior bem para nossa pátria a se unirem neste grande mutirão. A propriedade da terra é causa de muitos sofrimentos e conflitos.

Data:   31/07/10  Horário:  14 às 17 horas.
Local
: ITEO - Rua Abílio Barbosa, 168 - Bairro São Francisco - Campo Grande.
Contatos: Fones: (67) 3029.7729 / 3314.7342 / 3384.5551

•Inês de Fátima – (67) 3356-7381 -  representou a CEBs na Plenária Nacional sobre o Plebiscito em Brasília-DF (15 a 17/07/10).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CARTA DA 1ª AMPLIADA NACIONAL DAS CEB’s RUMO AO 13° INTERECLESIAL

Movidos pelo espírito missionário de Pe Ibiapina, Pe. Cicero e os Beatos, Zé Lourenço e Maria Araujo no seguimento a Jesus Cristo, nós representantes de quinze regionais da CNBB, D. Adriano Ciocca Vasino, bispo referencial das CEBs na CNBB, D. Ângelo Pignoli, bispo referencial das CEBs no RNI, D. Fernando Panico, bispo da diocese de Crato, estivemos reunidos nos dias 17 a 20 de julho na cidade do Crato ao pé da chapada do Araripe vislumbrando o grande vale do Cariri, nesse ambiente fomos calorosamente acolhidos com alegria e festa, típico do povo cearense. Sentimos a ausência dos Regionais Norte I e Nordeste III.
Continue lendo a CARTA DA 1° AMPLIADA NACIONAL DAS CEB’s RUMO AO 13° INTERECLESIAL

Escolhidos: o Tema e o Lema do 13º Intereclesial das CEBs


Reunida desde o dia 17, no Centro de Expansão, diocese do Crato (CE), os participantes da 1ª Reunião da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) definiram o tema e o lema do próximo Intereclesial, que acontecerá em 2013. O tema definido foi “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”; e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.
Continue lendo: Escolhidos: o Tema e o Lema do 13º Intereclesial das CEBs

domingo, 18 de julho de 2010

O papel do Assessor pastoral nas CEBs

O artigo foi elaborado em mutirão  por Pe.Nelito Nonato Dorneles*, Pedro A. Ribeiro de Oliveira** e Tereza P. Cavalcanti** sobre o “Papel da Assessoria Pastoral nas CEBs” e publicado na revista Vida Pastoral, bim. Mai a Junho 2010, nº 272 é muito importante para a CEBs.  
Em  razão da complexidade do tema  Assessor pastoral na CEBs,  no artigo  eles focam especificamente  a figura do assessor, só referindo a outras figuras para marcar as distinções: 1. O assessor no conjunto do(da) “agentes de pastoral”

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ORIENTAÇÕES para um VOTO CONSCIENTE: Critérios para a escolha dos Candidatos

Na reunião extraordinária de segunda feira(05/07) da CRPJ – Comissão Regional da Justiça e Paz nos abastecemos com o repasse das preciosidades que a Margarida Cavalheiro nos trouxe do Encontro das Comissões de Justiça e Paz que aconteceu em Brasília-DF no mês de junho/10. Através do seu repasse tomamos conhecimento de importantes subsídios, um deles é a cartilha eleitoral que servirá de subsídio ao eleitor e também de preparação das eleições de 2010. “Eleições 2010: O Chão e o Horizonte” impresso em maio 2010 pela Scala Editora, um subsidio interessante que deve ser lido por todos os eleitores do Brasil consciente do seu voto. A cartilha foi elaborada pelo Conselho Nacional dos Leigos/as do Brasil (CNLB); Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP); Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP); Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES) e Pastorais Sociais da CNBB.
Como em outubro de 2010, mais uma vez iremos eleger os nossos representantes no Executivo Federal e no Executivo Estadual, assim como para o Legislativo Nacional (parte do Senado e os Deputados Federais) e Estadual, logo como eleitora consciente do meu voto, o conteúdo da cartilha o Chão e o Horizonte chamou a minha atenção pela sua importância neste ano de eleição. Por isso resolvi lê-la de imediato. O seu texto propõe instrumentos de preparação, através de reflexões para o chão que pisamos no momento do voto, o senso da realidade para evitar que tropeçamos nos primeiros passos e nos indicando instrumentos para ver o horizonte até aonde a nossa vista alcançar, apontando para aonde leva os caminhos segundo os critérios embutidos na nossa escolha. A sua metodologia já conhecida e vivenciada por todos nós “Ver, Julgar e Agir”. E o mais interessante é que no AGIR tem sugestões para o REVER, ou seja, valorizando o voto do Cidadão.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DECRETO DO CNBB REGIONAL OESTE1 CRIA A COMISSÃO REGIONAL DE JUSTIÇA E PAZ DE MS

O Presidente Regional da CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL(CNBB) DO REGIONAL OESTE 1, Dom Antonino Migliore, editou no dia 18.06.2010,  o Decreto da constituição da  Comissão Regional de Justiça e Paz(CRPJ).
Eis abaixo o decreto: 
DECRETO
No uso de minhas atribuições, considerando a lista dos nomes e o pedido feito por Dom José Moreira Bastos Neto, Bispo de Três Lagoas e referencial para a Comissão Justiça e Paz, considerando os valores buscados, a caminhada feita pelo grupo nos meses de articulação e o espírito que os move a se dedicarem como leigos cristãos na construção da Justiça e Paz no Regional Oeste 1, em sintonia com a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, em ações pautadas pela Doutrina Social da Igreja, decreto:



A Constituição da Comissão Regional de Justiça e Paz e aprovo os nomes apresentados, declarando-os membros da mesma.



Que a graça do Senhor, Deus da Paz, abençoe cada membro, os trabalhos e objetivos com abundantes frutos aos irmãos e irmãs. O Evangelho seja a luz de seus passos. Com minha oração e benção.
Dom Antonino Migliore
Presidente Regional
Coxim, 18 de Junho de 2010.
***********
 Parabéns a todos os membros da Comissão que se empenharam na criação da CRJP, votos de sucesso  e que Deus sempre ilumine cada membro a produzir frutos abundantes  aos(as) irmãos(as) na caminhada da Justiça e Paz.

Voce é o visitante n.

estatisticas gratis

Seguidores

Arquivo